Política Anticorrupção e antissuborno

A Transportadora Valerini tem como compromisso permanente assegurar que todos os seus colaboradores, em todos os níveis hierárquicos, cumpram ou façam cumprir as leis de prevenção à corrupção e ao suborno de forma a garantir os mais elevados padrões de integridade, transparência e legalidade.

Objetivo

Nossa política de prevenção á corrupção e suborno tem como objetivo definir padrões éticos de conduta e de melhores praticas a serem seguidas pelos colaboradores no desenvolvimento de suas atividades, solucionando procedimentos desconformes e ao mesmo tempo contribuindo para a solução das possíveis irregularidades que possam ocorrer durante a execução das atividades desenvolvidas pela Transportadora Valerini.

Abrangência

Nossa política de prevenção á corrupção e suborno aplica-se a todos os colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, pessoas que realizam negócios de forma direta ou indireta para ou em nome da Transportadora Valerini.

Corrupção

É o ato de se utilizar indevidamente de uma posição de influência para obter vantagens ou mesmo realizar alguma ação que é considerada ilegal de acordo com as leis vigentes.

Suborno

É um ato ilícito que consiste na ação de induzir alguém a praticar determinado ato em troca de dinheiro, bens materiais ou outros benefícios particulares ou quisquer coisas de valor.

Coisas de valor

Considera coisas de valor qualquer item em dinheiro em espécie, presentes, oportunidade de emprego ou indicação para ocupação de qualquer cargo em orgão público, doação de qualquer espécie, como por exemplo para instituição de caridade ou religiosa, partidárias e outras afins, despesas com viagens, refeições, prestação de serviços que de qualquer outro modo teriam de ser pagos ou adquiridos.

Diretrizes

Assegurar que no desempenho das atividades, em especial na contratação ou subcontratação de terceiros os pricípios a seguir devam ser observados por todos os colaboradores. São eles:

  1. A nenhum dos Diretores, colaboradores, prestadores de serviços ou terceiros que estiverem como representante da Transportadora Valerini será permitido em qualquer hipótese oferecer ou pagar qualquer valor que seja a pessoas fisicas ou jurídicas tanto nos setores públicos quanto nos setores privados, seja ela de forma direta ou indireta.
  2. Não será permitido obter licença, alvará ou outra autorização funcionamento por órgão púbico em qualquer âmbito ou de agente público a que a empresa não teria direito;
  3. Não influenciar a concessão de um contrato ou influenciar a rescisão de um contrato que não seja vantajoso, ou ainda garantir qualquer outra vantagem imprópria, tanto na esfera publica quanto na esfera privada;
  4. É proibido qualquer colaborador da Transportadora Valerini oferecer ou receber quaisquer presentes ou hospitalidades com intenção de induzir ou recompensar outras pessoas sejam elas járidicas ou físicas por agir de forma diversa as suas competências ou responsabilidades.

Registros Contábeis

A Transportadora Valerini tem como compromisso cumprir todas as regras contábeis aplicando todos os princípios de contabilidade aplicáveis no momento da elaboração de suas demonstrações.

É proibido quaisquer operações que ocorram sem os devidos registros, ou seja, operações que não tenham origem e destino dos fatos ou atos contábeis que envolva tal operação.

Os livros contábeis deveram ser emitidos conforme legislação vigente sendo extremamente proibido a alteração de qualquer que seja a informação contida nos registros contábeis, da mesma forma é extremamente proibido firmar qualquer declaração falsa, enganosa ou omissão de fatos relevantes aos contadores e auditores com relação a preparação das demonstrações.

Sanções Disciplinares

Os colaboradores da Transportadora Valerini que agirem em desacordo com os dispositivos nesse Código de Conduta e Ética, estarão sujeitos à sansões disciplinares e nos casos de infração grave ou reincidência poderão ter seu contrato de trabalho rescindido.

Disposições finais

O não cumprimento ou violação dos procedimentos contidos nesta politica pode colocar a Transportara Valerini em exposição em situações indesejáveis, nesses casos serão aplicados aos colaboradores ou responsáveis pelo ato sansões disciplinares sendo ela em seu extremo a rescisão do contrato de trabalho e a condução às autoridades responsáveis.

Deve ser entendido que esta Política não antecipa e nem abrange todos os assuntos de forma detalhada e completa, caso ocorra alguma situação não prevista neste documento, mas que fira algumas das diretrizes aqui estabelecidas, o colaborador deverá pedir orientação ao seu superior para que a situação possa ser esclarecida.